quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Encantragos - Ver de rosa, um ser tão

Grupo Expressões Humanas e

Teatro Vitrine

(Fortaleza/CE)

“Encantrago – Ver de Rosa um Ser Tão” espetáculo do Grupo Expressões Humanas em parceria com o Grupo Teatro Vitrine. A direção é de Herê Aquino que também assina a dramaturgia livremente inspirada na obra de Guimarães Rosa e nas manifestações populares brasileiras. O espetáculo é um mergulho no coração intratável e miraculoso do Brasil e uma viagem cujo destino é a encantada vastidão do homem do sertão. Esse mergulho, que se configura onde a vida é quase uma impossibilidade, nos conduz a uma aventura onde os contrastes e as ambivalências consagram esse paradoxal mundo sertanejo. O espetáculo resgata os rituais humanos como um elemento essencialmente eficaz na arte teatral e brinca de embaralhar o mundo real e simbólico.

“Encantrago – Ver de Rosa um Ser Tão” é um convite para fomentar um novo olhar diferenciado e crítico sobre esses inquietos e diversos pedacinhos de universos sertanejos. Universos esses que perpassam a geografia e o homem para chegar aos mistérios e grandezas feéricas do mundo, onde “mandavam a audácia e a coragem, e o mundo todo, e o inexplicável e o irracional, e a bondade e a maldade, e o destino e o demônio, e o que o homem de si mesmo não sabe, as suas profundezas.” Como dizia Guimarães Rosa.

Ontem fui com Vanessa e Joana ao Teatro Elias Angeloni - Criciúma/SC - ver esta peça de teatro. Juro que não esperava muito, mas me surpreendi. Durante o espetáculo viajei, pensei looonge, SONHEI e, sai de lá digamos realizado. Minha noite rendeu! E quem sabe...Eu consiga prestigiá-los novamente. Ah, quem tiver a oportunidade de vê-los...vale muitíssimo a pena. Fica a dica!

Nenhum comentário: